«A perfeição de um coração puro»
Na verdade, é totalmente diferente ter ódio à sujidade dos vícios e da carne por saborear o bem já presente, de refrear as cobiças ilícitas tendo em vista uma recompensa futura; ter medo duma pena no presente, ou recear os tormentos que virão. Em suma, é perfeição muito maior não querer afastar-se do bem por amor ao próprio bem, do que não dar o consentimento ao mal por medo de sofrer outro mal. No primeiro caso, o bem é voluntário; no segundo, parece uma recusa forçada e arrancada com muita luta, por temor ao suplício ou por apetite pela recompensa. Por isso mesmo, aquele queLeia mais →










