Há um só Deus, que não tem princípio nem causa, que não pode ser limitado por alguém anterior a Ele ou por um ser que venha depois dele. Um Deus envolto em eternidade, infinito, Pai grandioso de um único Filho que é bom e grande, e que Ele gera sem nenhum elemento carnal, pois é espírito. Deus único e outro, mas não outro na sua divindade, esse é o Verbo de Deus. Ele é a marca do Pai, o Filho único daquele que é sem princípio, o único do único e seu igual. Enquanto este último permanece inteiramente Pai, Ele, o Filho, é o autorLeia mais →

Moisés escreveu na Lei: «Disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”» (Gn 1,26). Peço-vos que considereis a importância desta afirmação: Deus, o omnipotente, o invisível, o incompreensível, o inestimável, ao formar o homem com o barro da terra, enobreceu-o com a imagem da sua própria grandeza. O que têm em comum o homem e Deus, o barro e o espírito? Com efeito, «Deus é espírito» (Jo 4,24); foi, pois, uma grande prova de estima pelo homem ter-lhe concedido a imagem da sua eternidade e a semelhança da sua própria vida. A grandeza do homem é a sua semelhança com Deus, desde queLeia mais →

Porque foi o Verbo de Deus que teve de encarnar, e não outra Pessoa? As Escrituras dão-nos a razão nestas palavras: «Convinha, na verdade, que Deus, origem e fim de todas as coisas, querendo conduzir muitos filhos para a sua glória, levasse à glória perfeita, pelo sofrimento, o Autor da salvação» (Heb 2,10). Isto significa que competia ao Verbo, que os tinha criado no princípio, e só a Ele, libertar os homens da ruína em que tinham caído. Através do sacrifício do seu corpo, Ele pôs fim à lei que pesava sobre nós e renovou para nós o princípio da vida, dando-nos a esperança daLeia mais →

Amados irmãos e irmãs, Hoje celebramos uma das maiores festas do ano litúrgico: o santo Pentecostes, a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos. Após a Ressurreição e a Ascensão do Senhor, os discípulos permaneciam reunidos em Jerusalém, perseverando na oração. Eram homens simples. Alguns haviam sido pescadores. Outros cobradores de impostos. Nenhum deles possuía poder político ou influência social. Entretanto, naquele dia, tudo mudou. O Espírito Santo desceu sobre eles em forma de línguas de fogo. Aquele grupo pequeno e temeroso tornou-se a Igreja missionária. Pedro, que antes negara o Senhor por medo, agora proclama publicamente a Ressurreição de Cristo. E cerca de trêsLeia mais →

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amados irmãos, há algo tão bonito no Evangelho que acabamos de ouvir! Jesus ergue os olhos ao céu e reza ao Pai: “Pai santo, guarda-os em teu nome… para que sejam um, como nós somos um.” É a oração de Cristo pouco antes de sua Paixão. Pouco antes da Cruz. Pouco antes do sofrimento. E chama a atenção que, naquele momento, Ele não está preocupado consigo mesmo. Ele não fala de Sua dor. Não fala do julgamento que se aproxima. Ele fala dos seus discípulos. Ele reza por eles. E, mais ainda: reza por todosLeia mais →

Apóstolos: At 1,1–12Evangelho: Lc 24,36–53 Cristo Ascendeu! Quarenta dias após a Ressurreição, celebramos hoje a gloriosa Ascensão do Senhor aos Céus. À primeira vista, alguém poderia pensar que se trata de uma despedida: Cristo sobe aos céus e deixa seus discípulos na terra. Mas a Igreja compreende esta festa de modo completamente diferente. Se fosse uma despedida, os discípulos teriam voltado entristecidos. O Evangelho, porém, diz exatamente o contrário: eles retornaram a Jerusalém “com grande alegria”. Por quê? Porque compreenderam que Cristo não os abandonava. O Senhor inaugurava um novo modo de permanecer entre eles. Antes, Cristo caminhava ao lado dos discípulos; agora estaria presenteLeia mais →

Amados irmãos e irmãs em Cristo, Cristo Ressuscitou! O Evangelho deste domingo apresenta-nos um homem que nunca tinha visto a luz. Desde o nascimento, conhecia apenas a escuridão. E é precisamente diante dele que Cristo revela uma das imagens mais profundas de toda a Páscoa: “Eu sou a Luz do mundo.” O Senhor aproxima-Se daquele homem e faz algo surpreendente: cospe na terra, mistura saliva com barro e unge os seus olhos. Não é um gesto aleatório. A terra recorda o barro do qual Adão foi formado no princípio da criação. Cristo age como o Criador que volta a tocar a humanidade caída para restaurá-la.Leia mais →

Amados irmãos e irmãs em Cristo, Cristo Ressuscitou! O Evangelho deste domingo apresenta-nos um dos encontros mais belos e profundos de toda a Sagrada Escritura: o encontro de Cristo com a Mulher Samaritana junto ao poço de Jacó. Há um detalhe que talvez passe despercebido à primeira vista. O Evangelho diz que ela foi buscar água ao meio-dia. Não era o horário habitual. As mulheres normalmente iam ao poço cedo pela manhã ou no final da tarde, quando o calor era mais suportável. Aquela mulher provavelmente queria evitar as outras pessoas. Carregava vergonha, feridas, fracassos, talvez o peso do julgamento público. E é justamente ali,Leia mais →

Amados irmãos e irmãs, Cristo Ressuscitou! Neste quarto domingo da Páscoa, a Igreja coloca diante de nós a figura de um homem paralisado havia trinta e oito anos. Trinta e oito anos esperando. Trinta e oito anos vendo os dias passarem. Trinta e oito anos talvez acreditando que nada mais mudaria em sua vida. É uma imagem forte, porque o Evangelho de hoje não fala apenas de um homem do passado. Ele fala também de muitos homens e mulheres de hoje. Fala de pessoas que, por fora, caminham normalmente, trabalham, estudam, sorriem, convivem… mas por dentro estão paralisadas. Há paralisias que não aparecem no corpo.Leia mais →

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém. Amados irmãos e irmãs, Neste santo domingo pascal, a Igreja coloca diante de nós a memória das Santas Mulheres Miróforas. Elas saíram de madrugada levando perfumes ao sepulcro de Cristo. Iam prestar o último gesto de amor Àquele que julgavam morto. Porém, encontraram algo que mudou a história do mundo: o túmulo vazio. As Miróforas nos ensinam, antes de tudo, a fidelidade. Quando muitos desapareceram por medo, elas permaneceram. Quando parecia que tudo havia terminado, elas continuaram amando. Não compreenderam ainda a Ressurreição, mas não abandonaram o Senhor. Quantas vezes também nós passamosLeia mais →